Resumo:
Esta dissertação apresenta um estudo sobre o professor bacharel que atua na Graduação, cujo objetivo geral é fazer uma análise do modo como as pesquisas em educação têm abordado o trabalho dos professores bacharéis da Educação Superior e que relações são possíveis de estabelecer nesta perspectiva da estética da professoralidade na década 2010 a 2020. Para alcançar tal propósito, foi elaborado um percurso investigativo com base na metapesquisa enquanto estratégia metodológica. Ainda pouco explorada no campo da Educação, pelo menos na forma como é apresentada pelos autores Mainardes (2018), Silva e Gamboa (2014), a metapesquisa propicia reflexões e discussões acerca de outras pesquisas. De caráter qualitativo, foca, portanto, em temáticas ou campos de estudo comuns aos trabalhos previamente definidos. Assim, entre os anos de 2010 a 2020, a presente investigação selecionou dez pesquisas, entre elas, seis dissertações e quatro teses voltadas ao estudo do professor bacharel. Analisados em conjunto, os dados foram organizados em três unidades de sentido: aspectos gerais, envolvendo os objetivos, a problematização e autores utilizados; metodologias, compreendendo os métodos e procedimentos adotados pelos pesquisadores e a estética da professoralidade, buscando perceber como os aspectos da subjetividade docente aparecem em tais pesquisas. Dentre os referenciais teóricos utilizados no presente estudo, constam: Pereira (2016), Almeida (2012), Cunha (2008), Pensin (2017), Fabris, Dal’Igna e Silva (2018), Pimenta e Anastasiou (2002), Vaillant e Marcelo (2012), Masetto (2012), Sacristán (1999), Imbernón (2010, 2016), Tardif (2012), Nóvoa (2009, 2013, 2019), entre outros. Como principais achados, destacam-se: a) percepção de uma recorrência dos autores utilizados bem como uma ênfase na identidade docente, cabendo talvez uma possível ampliação teórica da introdução de novos referenciais, conceitos e perspectivas epistemólogicas; b) entrevistas enquanto metodologia científica empregada reiteradas vezes na maioria das teses e dissertações analisadas, o que aponta para a necessidade de estudos e que invistam em outras estratrégias e procedimentos investigativos de modo a ampliar assim os saberes sobre a constituição do docente bacharel; c) a raridade de trabalhos que buscam compreender os aspectos da subjetividade docente em relação ao professor bacharel, evidenciando-se, nesse sentido, a potência da perspectiva da estética da professoralidade (PEREIRA, 2016), para pensar o processo de atuação e desenvolvimento desse sujeito que assume, mesmo sem a formação básica, a responsabilidade de formar futuros profissionais.