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Identidade profissional do coordenador pedagógico: mapeamento de teses e dissertações de 2009-2019

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metadataTrad.dc.contributor.author Santos, Dulce Helena Teixeira dos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3075461166030136;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ferreira, Maurício dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0530032087584186;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Identidade profissional do coordenador pedagógico: mapeamento de teses e dissertações de 2009-2019;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente dissertação de mestrado, intitulada “IDENTIDADE PROFISSIONAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: mapeamento de teses e dissertações de 2009- 2019”, apresenta um estudo sobre o coordenador pedagógico e a constituição da sua identidade profissional, cujo objetivo Compreender os modos pelos quais a identidade profissional do coordenador pedagógico tem sido abordada nas pesquisas na da Educação. Para atingir ao objetivo foi elaborado um percurso investigativo com base na metapesquisa enquanto estratégia metodológica. A metapesquisa no campo educacional é, ainda, pouco explorada (MAINARDES, 2018; SILVA e GAMBOA, 2014). Essa metodologia destina-se a sustentar pesquisas sobre outras pesquisas. Assim, a presente investigação selecionou entre o período 2009 e 2019 nove pesquisas, dentre elas nove dissertações e uma tese, voltadas ao estudo do coordenador pedagógico. Analisadas em conjunto, os dados foram organizados em: aspectos gerais e metodológicos, envolvendo os objetivos, autores utilizados, métodos e procedimentos investigativos; e noções sobre identidade, buscando perceber como os aspectos da identidade profissional do coordenador apareciam em tais pesquisas. Dentre os referenciais teóricos utilizados no estudo, constam: Hall (2005); Dubar (2006); Serpa (2011); D’Avila (2007); Bauman (2001); Pimenta (2002); Garcia (1999); Tardif (2012); Libâneo (2006); Silva (2015); Placo, Almeida e Sousa (2011); Nóvoa (2009); entre outros e outras. Como principais achados, destacam-se: a) percebeu-se uma recorrência entre os autores utilizados, bem como uma ênfase na identidade do coordenador pedagógico, cabendo, talvez, uma possível ampliação teórica por meio da introdução de novos referenciais, conceitos e perspectivas epistemológicas; b) em sua maioria a tese e dissertações analisadas recorreram à entrevista e questionário como metodologia científica, o que direciona para a necessidade de estudos que invistam em outras estratégias e procedimentos investigativos; c) são raros os trabalhos que abordam as relações de poder como uma das dimensões constituintes das identidades sociais e profissionais.;
metadataTrad.dc.description.abstract This master's thesis, entitled "PROFESSIONAL IDENTITY OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR: mapping of theses and dissertations 2009- 2019", presents a study on the pedagogical coordinator and the constitution of his professional identity, whose objective is to understand the ways in which professional identity of the pedagogical coordinator has been addressed in research in Education. To reach the objective, an investigative path was elaborated based on meta-research as a methodological strategy. Metaresearch in the educational field is still little explored (MAINARDES, 2018; SILVA and GAMBOA, 2014). This methodology is intended to support research on other research. Thus, the present investigation selected between 2009 and 2019 nine studies, including nine dissertations and one thesis, aimed at the study of the pedagogical coordinator. Analyzed together, the data were organized into: general and methodological aspects, involving the objectives, authors used, investigative methods and procedures; and notions about identity, seeking to understand how aspects of the coordinator's professional identity appeared in such researches. Among the theoretical references used in the study, there are: Hall (2005); Dubar (2006); Serpa (2011); D'Avila (2007); Bauman (2001); Pepper (2002); Garcia (1999); Tardif (2012); Libâneo (2006); Silva (2015); Placo, Almeida and Sousa (2011); Novoa (2009); among others and others. The main findings are: a) there was a recurrence among the authors used, as well as an emphasis on the identity of the pedagogical coordinator, with perhaps a possible theoretical expansion through the introduction of new references, concepts and epistemological perspectives ; b) most of the analyzed thesis and dissertations used the interview and questionnaire as a scientific methodology, which points to the need for studies that invest in other investigative strategies and procedures; c) studies that address power relations as one of the constituent dimensions of social and professional identities are rare.;
metadataTrad.dc.subject Coordenador pedagógico; Identidade; Identidade profissional; Metapesquisa; Pedagogical coordinator; Identity; Professional identity; Metaresearch;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-09-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10873;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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