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Sentidos produzidos pelo sistema de recomendações na interface cultural da Netflix

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Autor Moraes, Jader Fontoura de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4013048244944089;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Sentidos produzidos pelo sistema de recomendações na interface cultural da Netflix;
Resumo A presente pesquisa aborda os sentidos produzidos pelos Sistemas de Recomendações nas interfaces culturais da plataforma de streaming Netflix. Partiu-se da intuição bergsoniana (BERGSON, 2006; DELEUZE, 1999) para a compreensão dos Sistemas de Recomendações como uma virtualidade que se atualiza nas interfaces gráficas da Netflix entendidas como interfaces culturais (MANOVICH, 2001), aparentemente opacas mas repletas de sentidos na perspectiva da tecnocultura audiovisual. O movimento metodológico foi realizado através da cartografia e da flânerie (BENJAMIN, 2000) com apoio complementar de escavações em documentos técnicos e outras informações sobre a plataforma. Realizou-se um experimento no qual o território da interface cultural da Netflix foi mapeado através de capturas de telas ao longo da utilização de três perfis da plataforma cuja diferenciação se baseia na utilização de pesquisa por títulos específicos, a utilização de diferentes dispositivos e o sistema de avaliações de títulos da plataforma. O resultado dessas experimentações foi descrito através de constelações de sentido (BENJAMIN, 2009) relacionadas com critérios inferidos a partir de movimentações do Sistema de Recomendações, sendo então propostos os sentidos de transparência a partir do critério etário, sentidos de individuação através do critério regional, sentidos de nichamento através do critério de categorizações e os sentidos de ‘pegajosidade’ através do critério de exclusividade. Concluímos que existe uma ambivalência na relação estabelecida pela presença do sistema de recomendação entre usuários e a Netflix como corporação, evidente através da interface cultural, na qual interesses do usuário pendem para as primeiras constelações descritas, enquanto os interesses da Netflix tendem para as últimas.;
Abstract This research talks about the meanings produced by Recommending Systems on streaming platform Netflix’s cultural interfaces. Using Bergson’s intuition method (BERGSON, 2006; DELEUZE, 1999) to comprehend the Recommending Systems as a virtual that updates itself inside Netflix’s graphical user interfaces, or cultural interfaces (MANOVICH, 2001), which are filled with particular meanings in its language. This experiment was made through cartography and flânerie (BENJAMIN, 2009), with escavations made through technical documents and other information about the platform. In this experiment, Netflix’s cultural interface territory was mapped through screenshots taken through the navigation of three profiles which differientiate themselves by the usage of specific title research, multiple device usage and the avaliation system inside the platform. Experiments results were described through Benjamin’s constellations (BENJAMIN, 2009) related to criteria inferred by examining the Recommending System movements. The proposed constellations were: transparency meanings through age criteria, individuation meanings through regional criteria, niche meanings through categorization criteria and stickyness meanings through exclusivity criteria. We found out that there is an ambivalence on communications of users and of Netflix as a Corporation, which is evident through the cultural interface, where the users interests can bend to the first constellations described and corporate interests bend to the last ones.;
Palavras-chave Sistemas de recomendação; Interfaces culturais; Constelações de sentido; Netflix; Streaming; Recommending systems; Cultural interfaces; Constellations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-07-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10041;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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